We walk in truth, guided by honesty.

Luís Marinho a Verdade Luis Marinho Construção Civil Unipessoal Lda

15. A ELÉTRICA

(parte 3)

A ELETRICA 3 Luis Marinho A Verdade
Vamos falar sobre a instalação elétrica da casa. As fotos conseguem mostrar facilmente o que por vezes é difícil explicar por palavras. Na foto acima conseguimos verificar que a instalação não respeita o código das cores dos fios estabelecido pela norma europeia IEC 60446 em vigor. Esta norma está aprovada pela Portaria n.º 949-A/2006. Esta norma estabelece, entre outras coisas, que nas instalações de baixa tensão:
 
  • Cor do cabo neutro é de cor azul-claro.
  • Cor do cabo de fase é castanha ou preto.
  • Cor do cabo terra é verde e amarelo.
A mesma norma prevê que numa instalação elétrica de baixa potência deverá ser o cabo de fase a ser comandado pelo interruptor de iluminação, isto para proteger o utilizador de choque elétrico, por exemplo, ao trocar uma lâmpada. Há dias atrás tive um problema elétrico em casa relacionado com um interruptor. Apesar de ser novo, fazia mal contacto e foi substituído. Na substituição do interruptor para meu espanto foi possível verificar que no cabo fase cá de casa estão a ser usadas a três cores e sem respeitar as cores dispostas na referida norma.
 
No esquema ao lado não existe nenhum cabo azul ou verde-amarelo a ligar no interruptor. A instalação elétrica da minha casa foi feita de novo do zero. Nada da instalação antiga da casa foi reaproveitado. Até porque o cobre retirado da instalação elétrica antiga foi levada da minha casa sem que fosse pedido a autorização pelos funcionários do Luís Marinho. Nesta instalação não foi seguida qualquer norma. Aliás, na equipa maravilha de funcionários do Luís Marinho não existe técnico acreditado pela DGEG (Direção-Geral de Energia e Geologia) como responsável da instalação da minha casa, mas esta foi feita por eles, essencialmente pelo “Moscardo” (existem provas disso mesmo). Foi pedido o termo de responsabilidade da instalação elétrica da minha casa ao Luís Marinho, mas ainda hoje espero por ele. Ainda voltando à substituição do interruptor. Estes interruptores estão montados numa parede que foi refeita pelo “Petuco”, nesta parede não existia nenhum interruptor na instalação elétrica antiga. Foram colocadas 3 caixas elétricas para receber os novos interruptores. Na foto é possível verificar que na instalação normal as caixas ficam à face da parede, cá em casa estão instaladas a 58 mm da face. Sim, a face das caixas e a face da parede estão separadas por 58 mm de gesso como é possível ver na foto ao lado. Assim se trabalha na empresa do Luís Marinho.
 
Como dizia o meu avô “cada cavadela, cada minhoca”.
Não sei como é possível esta falta de profissionalismo e trabalhar tão mal…
 
ps. irei abordar a importância da norma europeia IEC 60446 no próximo post

Cada palavra que encontra neste espaço é tecida a partir de experiências genuínas e momentos vividos na primeira pessoa. Aqui, a autenticidade é a minha bússola, guiando-me para narrativas reais e verdadeiras.
Direitos reservados ® 2023 – European Data Protection Board
webmaster@luismarinhoaverdade.pt